sexta-feira, 19 de junho de 2009

Salut!

Hoje faz exatamente um mês que estou aqui em Genebra. Sinto saudades de algumas coisas da minha terrinha como, família, amigos, comidas e o bom e velho chimarrão (eu trouxe a cuia e a bomba, mas a erva não coube na mala). Mas mesmo com a saudade, não posso negar que gosto daqui.

Por enquanto, estou me adaptando super bem a cidade. Genebra é uma cidade relativamente pequena, com muita atividade cultural (pelo menos no verão), muitas nacionalidades, boa comida e maravilhosos chocolates. Em alguns aspectos, lembra um pouco Porto Alegre. Aqui, as pessoas tem o costume de sentar na grama nas praças para curtir o solzinho do dia, tem o lago (bem mais limpo que o Guaíba) e vejo que as pessoas locais seguem um padrão (roupas, estilo, etc.). A única mudança drástica é a minha super atividade diária de 12 km de bike e horas caminhando para lá e para cá na cidade (sim, eu era uma preguiçosa trabalho + tv +cama).

Fazendo um top 3 até agora, o que eu mais gosto daqui é:

1 - Chocolate
Não tem como essa MARAVILHA não estar em primeiro lugar. É muito bom, viciei! Como todos os dias. Ah, e não adianta dizer que vou ficar gorda, porque não vou! Já contei do meu exercício diário?? Mas meu colesterol deve estar nas nuvens. Bom, tem chocolate em tudo o que é lugar. No super é uma coisa! Sabem aquele corredor quilométrico tipo de Bourbon? Pois é, aqui tem um corredor inteirinho só com as barrinhas de chocolate e tudo com preço acessível. Isso que nem falei das bolachas, mas essas eu vou deixar para falar outro dia.

2- Transporte
Definitivamente é bom e funciona. Dependendo da quantidade de vezes que tu utiliza pode ser caro ou barato. A melhor saida é fazer o Abonnement (tipo uma carteirinha), a minha é válida por um ano. Com ela entro e saio dos transportes a qualquer hora e qualquer lugar. Tem ônibus, trem, tran, barco e dá até para reservar e chamar uma van na tua casa. As linhas são completamente lógicas e contemplam toda a cidade e as cidades ao redor.

3- Liberdade
Aqui realmente se é livre. Explico, lembram quando eramos crianças e as casas na praia não tinham grade ou portão te separando da rua ou dos vizinhos? Pois é, aqui é assim. Na verdade existe portão, mas simplesmente para marcar o terreno ou fazer algo bonito na casa, pois os portões estão sempre abertos. Eu estava caminhando em uma rua e vi a garotada correndo e brincando de uma casa para a outra e achei muito legal. Aqui eles não precisam ter grade, portão, muro, arame, cerca elétrica, alarme, cacos de vidro no concreto e guardinha na rua tudo em uma casa só! Roubo existe sim, mas em quantidade realmente inferior ao que infelizmente estamos acostumados. Acho que os franceses e suíços não tem consciência da liberdade que possuem. Ainda bem!

à bientôt.

5 comentários:

Cris Carniel disse...

Oi florrr
Que bom saber q estas feliiiz!! Muito bom ler teus textinhos.. Beijocassss

chiclete com pipoca disse...

Pois é...conhecer esta tranquilidade, os meios de transportes eficientes, organização, limpeza são detalhes que quando se volta faz muita falta.
Chimarão, se der a Anne te leva.
Bjão Mãe

Diego Giesen disse...

vejo teias de aranha... sinto cheiro de mofo... pobre blog.

Felipe Boni disse...

Vo conta pra Sandra que tu não para de comer chocolate!

Beijos nina

Nina Boni disse...

Lipe, pode contar! Vou continuar comendo. hehehehe

beijos